Descrição

Meu nome é Luanna Cabral, descobri dia 09 de Janeiro de 2012 que estou com câncer de mama. Já fiz cirurgia e agora estou fazendo tratamento com quimioterapia. Criei esse blog no intuito de contribuir com as minhas aprendizagens adquiridas durante o tratamento. Sei que não é fácil receber esse diagnóstico mas com bom humor eu tento vencer cada dificuldade que surge. Deus é maravilhoso e com Ele não precisamos temer pois Ele tudo pode. Lucas 1;37: Porque para Deus nada é impossível.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Engravidar após o câncer de mama é possível!



É possível ser mãe mesmo após o diagnóstico de um câncer de mama?




   A gestação após o tratamento do câncer de mama é possível. Quanto mais jovem a paciente se tratar, maior será a probabilidade desta mulher voltar às funções ovarianas (ciclos menstruais) após o tratamento. Porém, deve-se evitar gestação nos primeiros dois anos após o tratamento (pelo risco de retorno da doença na mãe). Atualmente, existem opções que podem ser discutidas com o médico em caso de desejo de preservação de fertilidade antes do início do tratamento.


   Para muitas mulheres, receber um diagnóstico de câncer de mama era ainda mais doloroso porque, com ele, vinha o fim do sonho de ser mãe. Mas isso mudou. Um estudo recém-publicado mostra que o mito de que as mulheres não podem mais engravidar depois de ter câncer de mama é realmente só isso: um mito!

“Uma vez que nós tivermos um tratamento com sucesso do câncer de mama, não há contraindicação de se engravidar”, explica a médica a Adriana.

   Muitos médicos ainda não recomendam a gravidez depois do tratamento. O que se imaginava é que não engravidar seria um modo de evitar o reaparecimento do tumor. Era um raciocínio lógico. As células de câncer de mama se reproduzem e se alimentam usando os hormônios. E a gravidez é uma explosão de hormônios no organismo da mulher. Portanto, a gravidez faria ressurgir o tumor. E o conselho dos médicos era: não engravide. Só que os casos de mulheres que engravidaram por acaso acabaram provando que a realidade é diferente. 


    Foi o médico egípcio Hatem Azim que trabalha no Hospital Jules Bordet, na Bélgica, quem juntou vários estudos feitos ao redor do mundo para afirmar que mulheres que engravidam depois do tratamento de câncer de mama não têm risco maior de ter uma recaída do que as outras. “Eu sou a prova vida da pesquisa”, afirma a promotora de Justiça Débora Cardoso. A pesquisa também mostra mais: que a gravidez seguida de amamentação pode ter um efeito protetor, diminuindo as chances de o tumor voltar. As conclusões são da observação de casos. Mas o médico explica que a ciência ainda não entende bem por que isso acontece. Pode ser a própria explosão hormonal, que teria efeito inverso do que se pensava. Ou talvez os anticorpos produzidos pela mulher contra células estranhas do feto, que matariam também as células de câncer. Mas tudo isso precisa ainda ser confirmado. 


   A doutora Solange Sanchez, que há anos encoraja as pacientes que querem engravidar, comemorou o novo estudo: “Tirar o mito de que a gravidez vai fazer com que essa paciente evolua mal da doença, tenha uma recaída, que a gravidez possa ser culpada pelo retorno da doença, isso pra mim é um mérito muito importante desse trabalho”. 





segunda-feira, 9 de julho de 2012

Radioterapia

   Depois de um mês da última quimioterapia, comecei dia 04 de julho o tratamento com a radioterapia.
Achei bem tranquilo, apenas temos que ficar paradas na posição correta para receber a radiação. Os cuidados agora são mais especiais com a mama, a radiação pode vir a escurecer um pouco a pele e endurecer a prótese, mas tenho muita fé que o tratamento será tranquilo e não terei essas reações.
Nós temos que agradecer a Deus por TUDO nas nossas vidas, Deus é muito bom e nos dá força para enfrentar qualquer situação.

Todos os dias ele me ajuda a ficar na posição correta na máquina.



Verifica a numeração
Mexe um pouco pra lá e pra cá.rsrs

Posando pra foto...kkk


Agora estou na posição correta, falta só descobrir a bata.

   É estranho ter um homem todos os dias "puxando" sua mama e todo o seu corpo para um lado e outro pra deixar na posição correta, mas tudo na vida a gente se acostuma.rsrsr
Registrei esse momento para que vocês possam conhecer como é a radioterapia.

Postagens Populares